Faculdade de Engenharia Química
A Faculdade de Engenharia Química da Unicamp está organizada a partir da sua Congregação, como órgão máximo deliberativo, à qual estão submetidos a diretoria e todos os seus demais órgãos.
Sob a diretoria a Faculdade está organizada em três áreas, quais sejam: Área acadêmica, Área administrativa e Área tecnológica.
Na área acadêmica estão as coordenações acadêmicas (graduação, pós-graduação e extensão) e os departamentos (Departamento de Desenvolvimento de Processos Químicos, Departamento de Desenvolvimentos de Processos e Produtos, Departamento de Engenharia de Sistemas Químicos, Departamento de Engenharia de Materiais e Bioprocessos).
Na área administrativa estão a Coordenação Administrativa que abriga a Seção de Recursos Humanos e Protocolo, a Seção de Finanças, Compras, Patrimônio e Almoxarifado, Seção de Apoio Administrativo (SAA) e a Seção de Apoio ao Pesquisador (SAP). Na área administrativa se encontra também a Coordenação de Infraestrutura.
A área tecnológica abriga duas coordenações de serviços: Laboratório de Recursos Analíticos e Calibração (LRAC) que é uma espécie de central analítica da Faculdade e a coordenação de tecnologia da informação, que cuida do parque de informática, da rede de lógica e internet e se dedica à manutenção e desenvolvimento de sistemas.
A Faculdade de Engenharia Química tem na sua Congregação o órgão colegiado deliberativo máximo, que é presidida pelo Diretor, cujo mandato é de 4 anos. A FEQ possui também um Diretor Associado.
A Congregação, órgão superior da Faculdade, se constitui de membros do corpo docente, do corpo discente e do corpo de servidores técnicos e administrativos.
A Congregação reúne-se ordinariamente uma vez a cada mês, conforme calendário de reuniões.
Composição atual da Congregação
A Congregação da FEQ conta com uma comissão assessora, Comissão de Docência e Pesquisa da FEQ, composta por um docente de cada Departamento indicado pelo respectivo Conselho Departamental e em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa, preferencialmente do nível MS-6.
A Comissão de Docência e Pesquisa reúne-se ordinariamente uma vez a cada mês, conforme calendário de reuniões
A Faculdade conta com três coordenações acadêmicas:
Coordenação de Pesquisa e Extensão
As coordenações possuem as suas respectivas comissões que deliberam sobre os assuntos acadêmicos nas matérias pertinentes.
A Comissão de Pós Graduação é constituída por: Coordenador do Curso de Pós Graduação (Presidente), um docente de cada Departamento, indicado por este e um representante discente, eleito pelos seus pares para um mandato de um ano.
A Comissão de Graduação é constituída por: Coordenador do Curso de Graduação (Presidente), Coordenador Associado do Curso, um docente de cada Departamento, indicado por este, e dois representantes discentes eleitos pelos seus pares para um mandato de um ano, sendo um do curso integral e outro do curso noturno.
A Comissão de Pesquisa e Extensão constituída por: Coordenador de Pesquisa e Extensão (Presidente), um docente de cada Departamento, indicado por este, um representante Discente indicado pelos seus pares para um mandato de um ano e por um representante dos servidores não docentes designado pelo Diretor da Faculdade de Engenharia Química.
As comissões acadêmicas reúnem-se ordinariamente uma vez a cada mês, conforme calendário de reuniões.
A FEQ possui quatro departamentos com seus respectivos Conselhos Departamentais. Cada Conselho de Departamento se constitui pelo Chefe de Departamento e pelos professores do quadro docente em exercício nos Departamentos em caráter permanente.
Os Conselhos de Departamentos reúnem-se ordinariamente uma vez a cada mês, conforme calendário de reuniões
Os departamentos acadêmicos da FEQ são:
Departamento de Engenharia de Sistemas Químicos (DESQ)
Departamento de Desenvolvimento de Processos e Produtos (DDPP)
Departamento de Engenharia de Processos (DEPro)
Departamento de Engenharia Materiais e Bioprocessos (DEMBio)
A coordenação administrativa é responsável pela gestão administrativa da Faculdade e conta com as seguintes seções:
Seção de Recursos Humanos e Protocolo
Seção de Finanças, Compras, Patrimônio e Almoxarifado
A Coordenação de Infraestrutura é responsável pela manutenção de toda infraestrutura física da Faculdade, incluindo a infraestrutura predial e os demais espaços externos da Faculdade.
O Laboratório de Recursos Analíticos e de Calibração (LRAC) é uma central analítica que visa atender às necessidades de análises e caracterizações de materiais dos pesquisadores da Faculdade, da Unicamp e de demandantes externos. O LRAC conta com um sofisticado conjunto de equipamentos e equipe especializada na prestação de serviços à comunidade interna e externa.
A Coordenação de Tecnologia de Informação é responsável pela manutenção do parque de equipamentos de informática, da rede lógica e de internet, bem como pela manutenção e desenvolvimento de sistemas. A coordenação conta com uma equipe permanente de técnicos e possui salas com computadores para o atendimentos às demandas de ensino e pesquisa.
Para auxiliar nas tomadas de decisões administrativas a FEQ conta ainda com o Conselho Interdepartamental composta pelos chefes dos departamentos acadêmicos, pelos coordenadores de graduação, pós-graduação e de Pesquisa e Extensão, além de representação discente e dos servidores não docentes.
Conselho Interdepartamental é um órgão consultivo e deliberativo da Faculdade, composto pelo Diretor (Presidente), pelas Chefias de Departamentos, pela representação discente, pela representação dos servidores técnico-administrativos, pelos Coordenadores de Graduação e Pós-Graduação e pelo Coordenador de Pesquisa e Extensão.
O Conselho Interdepartamental reúne-se ordinariamente uma vez a cada mês, conforme calendário de reuniões.
A norma que rege o Conselho Interdepartamental está descrita na Deliberação da Congregação 193/2021
A composição atual do Conselho pode ser encontrado em no link: Composição atual da do CI
A Faculdade de Engenharia Química possui ainda várias comissões que auxiliam a administração e os órgãos colegiados na gestão, além de uma Coordenação Técnica da Unidade.
A Faculdade de Engenharia Química possui ainda várias comissões que auxiliam a administração e os órgãos colegiados na gestão, além de uma Coordenação Técnica da Unidade.
A FEQ possui ainda uma coordenação técnica da unidade (CTU) responsável pela assistência à direção quanto aos assuntos técnicos, administrativos e acadêmicos, bem como, pela articulação das coordenações de serviços e coordenações acadêmicas.
A Comissão de Espaço Físico da Faculdade de Engenharia Química, órgão assessor do Conselho Interdepartamental da Faculdade é constituída por: Diretor Associado (presidente), um docente de cada Departamento indicado por este e um representante dos servidores técnicos e administrativos indicado pelo Conselho Interdepartamental.
A Comissão de Espaço Físico reúne-se ordinariamente uma vez a cada mês, conforme calendário de reuniões.
A Comissão Setorial de Acompanhamento de Recursos Humanos (CSARH) tem por competência propor políticas e ações relativas aos recursos humanos junto às chefias e direção da FEQ, além de coordenar a realização do processo de avaliação de desempenho anual dos funcionários, propor atividades de melhoria de processos, atividades e procedimentos de trabalho.
A Comissão Local de Gerenciamento de Resíduos da Faculdade de Engenharia Química tem a finalidade de executar a política de gestão de resíduos da FEQ e da Unicamp, para a correta disposição dos resíduos gerados na FEQ.
O Objetivo da Comissão de Laboratório de Ensino é avaliar as disciplinas de laboratório sob diferentes aspectos, no intuito de sugerir e, quando for o caso, implementar mudanças visando sua modernização, padronização e adequação no sentido de atender as diretrizes curriculares do Projeto Pedagógico de Curso, além de buscar formas pedagógicas mais eficientes para ampliar e consolidar o conhecimento acerca dos fenômenos e operações abordados nessas disciplinas.
A Comissão de Segurança e Meio Ambiente da FEQ tem como objetivo estabelecer e criar as condições para a execução das políticas de segurança e meio ambiente da FEQ.
O NDE – Núcleo Docente Estruturante é constituído por indivíduos com liderança acadêmica no âmbito do corpo docente do curso da Faculdade de Engenharia Química da Unicamp com as seguintes atribuições:
– Zelar pelo cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais;
– Contribuir para a consolidação do perfil profissional do egresso do curso;
– Zelar pela integração curricular interdisciplinar entre as diferentes atividades de ensino constantes no currículo;
– Indicar formas de incentivo ao desenvolvimento de linhas de pesquisa e extensão ligadas ao ensino de graduação em engenharia química;
– Propor à Comissão de Graduação (CG) sugestões de melhorias do processo de ensino e aprendizagem e adequações no projeto pedagógico do curso.
A Faculdade é regida pelo Estatuto e pelo Regimento da Unicamp, bem como pelo seu Regimento Interno, regimentos de departamentos e outros regulamentos.
Regimento Interno da Faculdade de Engenharia Química
Regulamento do Programa de Pós-graduação em Engenharia Química
Estatuto e Regimento da Universidade
Regimento do Departamento de Desenvolvimento de Processos Químicos (em elaboração)
Regimento do Departamento de Desenvolvimentos de Processos e Produtos (em elaboração)
Regimento do Departamento de Engenharia de Sistemas Químicos (em elaboração)
Regimento do Departamento de Engenharia de Bioprocessos (em elaboração)
Regimento da Comissão de Graduação
Regimento da Comissão de Pós-graduação
Regimento da Comissão de Extensão
As composições dos colegiados e das comissões da FEQ, bem como, os calendários das reuniões podem ser encontrados nos links a seguir.